No próximo dia 30 de março, às 16h, o Centro de Informática (CIn) da UFPE irá inaugurar o Bloco A, última etapa de um conjunto de obras para ampliação do espaço físico. A nova área tem aproximadamente 1700 m² e irá reunir 33 salas destinadas às aulas, professores e projetos, além de um anfiteatro com capacidade para 115 pessoas, área de convivência e também uma entrada independente.
Desde a sua criação, em 1974, o CIn funcionava dentro do prédio do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Entre 1975, quando foi criado o Curso de Graduação em Ciência da Computação, e 1990, data de Criação do Departamento de Informática, o Centro passou a demandar instalações próprias, visto que o crescimento era gradativo. Somente em 1999, criou-se, de fato, o Centro de Informática (CIn) da UFPE. Em 2002, é fundado na instituição o Curso de Graduação em Engenharia da Computação, e em 2010, o Curso de Sistemas da Informação.
O diretor e professor titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Paulo Cunha, acredita que a inauguração do novo bloco é vital para o Centro continuar se desenvolvendo. “O CIn cresceu muito nos últimos anos e o nosso espaço físico não estava suportando a grande quantidade de professores, alunos e laboratórios de empresas parceiras. Com essa ampliação passamos a ter uma infraestrutura de Centro completa”.
Para garantir o bom funcionamento das atividades, o Centro possui mais de 20 laboratórios de ensino e pesquisa, com mais de 500 computadores acessíveis por seus alunos, professores ou pesquisadores. Além destes computadores, mais de 2.000 equipamentos pessoais tais como notebooks, smartphones e tablets utilizam a rede do Centro, que conta com rede Wi-Fi em todas as suas instalações. Esses equipamentos acessam dezenas de servidores, que funcionam ininterruptamente em sala climatizada e com no-breaks e geradores.