O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (CCEPE) aprovou hoje (13) alterações no Calendário Acadêmico de 2012. As aulas do semestre 2012.1 serão retomadas na próxima segunda-feira (17) e serão encerradas no dia 29 de outubro, de forma a repor os 36 dias úteis relativos ao período da paralisação dos professores. Na votação, foram 41 votos a favor, um contra e uma abstenção.

Os exames finais do primeiro semestre acontecerão entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. O último dia para lançamento das notas no sistema Sig@ será 6 de novembro. Haverá um recesso de 7 de novembro a 2 de dezembro. Durante este período, será realizado o Ingresso Extravestibular/Transferência Interna (IEV/TI), cujo edital será lançado no dia 4 de novembro. O IEV/TI permite ao aluno que tenha cursado de 25 a 75% da graduação mudar de campus, de curso ou de turno, em caso de oferta de vaga de seu interesse.

As matrículas para o semestre 2012.2 serão realizadas de 22 a 27 de novembro. O início das aulas ocorrerá no dia 3 de dezembro. De 24 de dezembro a 13 de janeiro de 2013, haverá recesso de final de ano. O reinício das aulas se dará no dia 14 de janeiro, com finalização do semestre prevista para o dia 25 de abril. Os exames finais acontecerão de 26 a 29 de abril, sendo o dia 2 de maio o prazo final para lançamento de notas no sistema Sig@.

Já o calendário acadêmico para os dois semestres de 2013 será definido pelo CCEPE até o final do ano, para que seja levado em consideração o calendário definido pelo Ministério do Planejamento relativo a feriados nacionais.

O reitor Anísio Brasileiro disse que prevaleceu o cuidado com a formação acadêmica dos alunos e o bom senso na definição do calendário acadêmico. Em relação ao Vestibular 2013, ele informou que, na próxima semana, acontecerá nova reunião do Conselho Universitário para definição da inclusão das cotas étnicas e sociais no edital do processo seletivo. Estão mantidas as datas da realização da segunda fase, nos dias 2 e 3 de dezembro.

Segundo a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, a integralização do curso e a autorização de colação de grau para os alunos concluintes ocorrerão automaticamente quando houver o lançamento das notas no sistema (Sig@). A Câmara de Graduação analisará pedidos relativos a trancamento, mobilidade, estágio, entre outros, que se qualifiquem como situações excepcionais. As coordenações das graduações que já concluíram o primeiro semestre letivo poderão oferecer disciplinas, como cursos de verão, até o início do 2º semestre em dezembro.