A parceria entre o Centro de Informática (CIn) e o PPGCOM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE promove mais um seminário, desta vez em parceria com o Globo Universidade. Aberto para a participação de até 100 pessoas, o seminário "Desafios da Integração da TV Conectada no ambiente da TV Digital brasileira" será realizado dia 25 de outubro, das 9h às 17h, no Anfiteatro do CIn, e as vagas para participação já estão esgotadas.
O evento terá a participação do professor do Centro de Informática, Carlos Ferraz e dos professores do PPGCOM, Yvana Fechine, José Afonso da Silva Júnior e Paulo Cunha,  além de dois convidados especiais: Carlos de Brito Nogueira , diretor de Planejamento da Direção Geral de Engenharia da TV Globo, e Salustiano Fagundes, CEO da HXD Interactive Television, empresa brasileira que trabalha com foco no desenvolvimento de aplicativos para multiplataformas televisivas.
A temática central do seminário será a implantação da TV digital no Brasil. Como se sabe, a TV digital surgiu com promessas de melhoria da experiência do usuário. Uma das promessas que ainda não vingou foi a interatividade controlada pelas emissoras de TV e devidamente atrelada ao conteúdo televisivo. Nos últimos anos, surgiu o paradigma da TV Conectada, com nova promessa de interatividade, agora associada à Internet, com aplicações embutidas nos aparelhos receptores de TV e, portanto, controladas pelos fabricantes de tais aparelhos. Ainda não se pode afirmar se esta mais nova promessa de interatividade vingará, e se vingar, se ocorrerá de forma independente do conteúdo televisivo ou não. Nesse cenário, a proposta do seminário é discutir as possibilidades de convivência entre os dois paradigmas de “uso” da TV nos próximos tempos: em harmonia ou em separado?
O público alvo do evento é formado por profissionais, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Informática e Comunicação, prioritariamente, e de áreas afins.

09:15-09:30
Abertura
Sessão 1: TV Conectada e conteúdo não-linear: a TV híbrida e o papel das emissoras
Coordenadora: Yvana Fechine (UFPE: PPGCOM)
09:30-10:15
Palestra: Carlos de Brito Nogueira (Rede Globo)
10:15-11:15
Debate especializado. Debatedores: Paulo Carneiro da Cunha Filho (UFPE: PPGCOM/SeGIC), Salustiano Fagundes (HXD Interactive Television)
11:15-12:00
Debate aberto ao público.
12:00-14:30
Almoço
Sessão 2: TV Conectada e interatividade: ameaça ou oportunidade?
Coordenador: José Afonso da Silva Junior (UFPE: PPGCOM)
14:30-15:15
Palestra: Salustiano Fagundes (HXD Interactive Television)
15:15-15:30
Coffee Break
15:30 -16:30
Debate especializado. Debatedores: Carlos de Brito Nogueira (Rede Globo), Carlos Ferraz (UFPE: CIn)
16:30 -17:00
 Debate aberto ao público. Fechamento.