O Centro de Informática (CIn) e o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE tiveram o projeto de implantação da infraestrutura multiusuária do Núcleo de Excelência em Aprendizado de Máquina (NEAM) aprovado na chamada pública do Programa de Infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos (Proinfra). O edital deste programa é destinado a apoiar projetos de implantação, modernização e recuperação da infraestrutura física em universidades e instituições públicas de pesquisa.

Os recursos disponibilizados para o CIn/CCEN possibilitarão a construção da quarta torre – bloco E – e da ampliação do Centro de Informática, onde serão ativados oito grandes laboratórios de pesquisa e estudos de pós graduação num espaço de 1,2 mil m2.

A construção desse novo espaço para acomodar apropriadamente os laboratórios visa ampliar a infraestrutura multiusuária de pesquisa e ensino. Além disso, irá fortalecer o intercâmbio científico realizado entre os dois centros, permitindo a efetuação de pesquisas colaborativas em muitas áreas. “Os pesquisadores envolvidos detêm uma produção científica compatível com a importância de temas ligados à Inteligência Computacional, Análise de Dados, Modelos Estatísticos e Bioinformática”, comenta a professora do CIn Teresa Ludermir, que está à frente da iniciativa..

PROINFRA – O programa disponibilizará R$ 400 milhões, dentre os quais R$ 17 milhões contemplarão, além do projeto do CIn/CCEN, mais dez trabalhos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os recursos são provenientes do Fundo Setorial CT-INFRA.