O Voxar Labs, grupo de pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE, esteve presente no XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (XI SBGames). O evento foi realizado em Brasília entre os dias 02 e 04 de novembro e é o principal acontecimento nacional nas áreas de jogos e entretenimento.
Durante o evento, o grupo conquistou três premiações: Primeiro lugar no festival de jogos na categoria “Games for Change”, Primeiro lugar no festival de jogos na categoria “Outras plataformas” e Menção honrosa ao full paper apresentado no evento: “Development and Evaluation of a Kinect Based Motor Rehabilitation Game”.
“O trabalho apresentado é parte de um projeto de pesquisa multi-disciplinar entre o CIn e o Departamento de Fisioterapia da UFPE, iniciado durante a disciplina de "Projetão" do CIn. Atualmente, o projeto recebe financiamento pela FACEPE, e já possui um pedido de registro de patente em andamento”, comenta Alana da Gama, doutoranda pelo CIn-UFPE e membro do Voxar Labs.
O projeto “Aplicação da realidade virtual na reabilitação motora”- Ikapp – apresentado no evento é dedicado ao desenvolvimento de tecnologias baseadas em realidade virtual para reabilitação motora de pacientes. “O projeto conta com subprojetos voltados para o reconhecimento preciso de movimentos corporais, análise biomecânica de movimentos, avaliação da execução do exercício, configuração terapêutica de sistemas, design de interfaces e desenvolvimento jogos digitais”, explica Alana.
A equipe que desenvolve este projeto é formada pelos integrantes do Centro de Informática: Thiago Chaves, graduando, Daniel Freitas, pesquisador, Alana da Gama e Lucas Figueiredo, doutorandos, além dos professores Cristiano Araújo e Veronica Teichrieb. O grupo também conta com a participação de colaboradores do projeto do Departamento de Fisioterapia: Deborah Oliveira, fisioterapeuta, Maira Souza, Adriana Baltar e Ana Cláudia Cardoso e a professora Katia Monte Silva. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00