O Centro de Informática (CIn) da UFPE já é conhecido por ser um formador de talentos em Pernambuco. Esse título vem se consolidando também no cenário mundial com a exportação dos nossos gênios para grandes empresas na área de Tecnologia da Informação. Depois de Davi Duarte, Adriana Libório, Arthur Além, Maíra Tavares e Victor Medeiros, agora é a vez do aluno Luiz Afonso Coimbra Barbosa Silva representar o CIn internacionalmente: isto porque ele foi contratado para ser o mais novo estagiário do Facebook.
Luiz Afonso foi aprovado na entrevista da companhia e começará no cargo de estagiário de engenharia de software em Julho/2013, em Palo Alto, Califórnia. “O processo seletivo foi composto por uma entrevista com recrutador e uma série de entrevistas técnicas, sendo algumas delas na sede da empresa”, explica o aluno do 8º período do curso de Engenharia da Computação.
O estudante participou da Maratona de Programação, uma realização da SBC em parceria com a Fundação Carlos Chagas,como treinador das duas equipes do CIn que competiram esse ano. E acredita que o evento foi fundamental para o seu bom desempenho durante o processo de seleção. “O que eu aprendi na prática, resolvendo os problemas na Maratona serviu como uma forma de preparação para as entrevistas técnicas”, comenta. Ele também agradece ao Centro e à professora Liliane Salgado o incentivo e a oportunidade de participar da maratona.
Para o aluno, o CIn também tem uma importância muito forte no que toca a sua formação em geral. “Isso envolve não só as questões de infraestrutura, mas também o que é incentivado pelos professores durante o curso. Nas disciplinas nós aprendemos a modelar o mundo, transformando um problema real em um ‘computacionalmente solucionável’ de uma forma mais prática”.