O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Rafael Dueire Lins, lançará seu livro “Redes MPLS: Fundamentos e Aplicações”, através da Editora Brasport. O evento acontecerá no dia 17 de dezembro, às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega. A publicação tem a coautoria de José Mário Alexandre Melo de Oliveira e Roberto José Lopes Mendonça.

O livro é dividido em oito capítulos e apresenta um estudo sobre a tecnologia MPLS, desde os aspectos fundamentais até suas aplicações. De forma simples, são apresentados o funcionamento e as principais características da tecnologia, assim como os benefícios obtidos com sua utilização. Além disso, conceitos práticos através de laboratórios criados com uso do emulador de domínio público GNS3 também são abordados.

“A tecnologia MPLS (Multi-Protocol Label Switching) é hoje a tecnologia mais eficiente para o encaminhamento de pacotes de dados em redes de computadores. O MPLS dispensa a leitura completa dos endereços do destinatário e remetente para que possa ser feito o roteamento de pacotes nas redes”, explica o professor Rafael Dueire.

Para Dueire, o livro funciona como um guia para o uso dessa tecnologia para profissionais de informática e telecomunicações e alunos de graduação e pós-graduação. Ademais, “O livro é mais uma contribuição do CIn à atualização e aperfeiçoamento  dos profissionais nesta importante tecnologia em franca adoção pelos operadores de redes de dados e telecomunicações de todo o Brasil, sendo o primeiro texto dedicado ao assunto em língua portuguesa”, vibra.

Vendas – O livro já se encontra disponível para venda através do site da editora Brasport e nas mais diversas livrarias.