Anunciada na semana passada, a lista do secretariado da Prefeitura do Recife no governo do novo prefeito Geraldo Júlio contará com o trabalho do Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Sílvio Meira. O professor estará à frente do processo de criação da Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES.

A ARIES será uma organização social (OS) autossustentável que funcionará nos moldes do Porto Digital, com gestores contratados no Mercado, com objetivos de curto e longo prazo. Como exemplo do que fará no curto prazo, a ARIES cuidará do "projeto recife500anos, que a cidade há de comemorar em 2037. Como posicionar uma grande cidade de 500 anos? O que aconteceu até aqui, com ou sem estratégia e inovação? E o que pode vir a acontecer, se houver vetores de inovação e estratégia, articulados, na e para a cidade e sua região de influência, nos próximos 50, 100, 200 anos?”, diz o Professor Meira.

Formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Sílvio Meira é mestre em Informática pela UFPE e doutor em Computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra). É professor titular de engenharia de software do CIn/UFPE, cientista-chefe do CESAR e presidente do conselho do Porto Digital. Atualmente, é fellow do Berkman Center for Internet and Society da Harvard University.