A tecnologia, constantemente relacionada à democracia nos meios sociais, pode trazer algumas novas ameaças aos bens comuns. A música, a cultura, a ciência e o bem-estar econômico dependem de um equilíbrio entre propriedade intelectual e domínio público. A partir desse argumento, a série de seminários Tecnologia, Lei e Sociedade, que acontece a cada quarta-feira, das 12h às 14h, no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE, traz duas palestras para tratar o assunto.
O evento serve também de provedor de conteúdo às disciplinas "Seminário em Inteligência Artificial" (graduação) e "Tópicos Avançados em Lógica e Sistemas Dedutivos 1" (pós-graduação), ambas com o subtítulo "Tecnologia, Lei e Sociedade".

Confira as palestras:

James Boyle: The Public Domain: enclosing the commons of the mind
 (YouTube, 10/03/2009, 35min) (legendado em inglês). Professor James Boyle, Duke University, argues that our culture, science and economic welfare all depend on a delicate balance between intellectual property and the public domain.

Lewis Hyde – Common As Air: Revolution, Art, and Ownership
 (YouTube, Ago/2012, 68min) (legendado em inglês). Lewis Hyde of the Berkman Center for Internet & Society discusses his book "Common As Air: Revolution, Art, and Ownership," at Cambridge Forum. He discusses the "cultural commons" and intellectual property. // "Common as Air (2011) oferece uma defesa agitada de nossos comuns culturais, aquela vasta memória de arte e ideias que herdamos do passado e continuamos a enriquecer no presente. Desconfiado da ideia corrente de que toda obra de criação é "propriedade intellectual", Lewis Hyde se volta para os Fundadores da America—homens como Adams, Madison, e Jefferson—na busca de outros modos de imaginar os frutos da inteligência e da imaginação humanas. O que ele descobre é uma rica tradição na qual o conhecimento era suposto ser uma riqueza comum, não uma reserva privada."

Acesse a rede social para trocar ideias sobre a série:http://tecnologiaeconvivencia.grou.ps/signin/warn/home