Na próxima quarta-feira (13) tem continuidade a série de seminários “Tecnologia, Lei e Sociedade” abordando o tema “Anonimidade na Internet”. O evento é aberto à participação de todos os interessados (inclusive de fora da UFPE) e acontece das 12h às 14h no Anfiteatro do CIn.

A série serve de provedora de conteúdo às disciplinas "Seminários em Inteligência Artificial" (graduação) e "Tópicos Avançados em Lógica e Sistemas Dedutivos 2" (pós-graduação), ambas com o subtítulo "Tecnologia, Lei e Sociedade". Já há uma rede social formada para servir de fórum: "Tecnologia e Convivência".

Serão exibidos trechos dos seguintes video clips:

1 – 4chan Founder On Anonymity
 (YouTube, Fev 2010, 3min) (legendado em inglês). Christopher Poole fala sobre seu website. Fonte: CNN.com

2 – Christopher "moot" Poole: The case for anonimity on-line (TED, Fev 2010, 11min) (legendado em português). O criador do 4chan, um fórum on-line controverso e sem censuras, descreve essa subcultura, alguns do "memes" da internet que o site promoveu, e o incidente no qual seus usuários conseguiram invadir precisamente um site público muito conhecido. A palestra levanta questões sobre o poder — e o preço — do anonimato.

3 – Anonymity and The First Amendment 11-19-10 (YouTube, Nov/2010) (legendado em inglês). O Grupo de Free Speech & Election Law Practice da Federalist Society hospedou seu painel de discussão sobre "Anonimidade e a Primeira Emenda" na National Lawyers Convention 2012 na Sexta-Feira, 19 Novembro 2010. Entre os panelistas estavam Prof. Lloyd Hitoshi Mayer da University of Notre Dame Law School; Prof. Bradley A. Smith da Capital University Law School; Judge A. Raymond Randolph da United States Court of Appeals for the D.C. Circuit; Prof. Joel R. Reidenberg do Center on Law and Information Policy na Fordham University School of Law; e Judge Brett M. Kavanaugh da United States Court of Appeals for the D.C. Circuit como moderador.

4 – Web 2.0 Summit 2011: Chris Poole, "High Order Bit" (YouTube, Out 2011, 8min) (legendado em inglês). Christopher “moot” Poole é o fundador 4chan, um fórum online cujos participantes anônimo têm gerado a subcultura mais desconcertante e influente subcultura da web.
He is also the founder and CEO of Canvas, a venture-backed startup, and advisor to Lerer Ventures.

5 – Christopher Poole interviewed at Web 2.0 Summit 2011 (YouTube, Out 2011, 11min) (legendado em inglês). Christopher "moot" Poole (4chan, Canvas) Web 2.0 Summit: Self Expression through Social Media- Chris Poole (YouTube, Abr/2012, 8min). Chris Poole, fundador do about.me e do Canvas, desceve a expressão do self através de reeds socials. O ideal da individualidade está se esvaindo com a globalização da expressãof social.

6 – Chris Poole, Canvas/4chan – XOXO Festival (2012) (YouTube, Nov 2012, 21min) (legendado em inglês). Chris Poole é o fundador das dues comunidades mais criativas da Internet, o notórios 4chan, e o Canvas, seu primo brincalhão de remixagem. Gravado em Setembro 2012 no XOXO, um festival de artes e tehnologia em Portland, Oregon celebrando artistas independentes usando a Internet para viver fazendo o que gostam.

7 – Anti-Censorship & Transparency – Roger Dingledine (YouTube, Oct 2010) (legendado em inglês). A Internet tem demonstrado seu tremendo potencial para o emprego da liberdade de expressão e da informação assim como de muitos outros direitos humanos. A Internet tem se tornado um importante veículo que torna possível a todos nós nos comunicarmos e interagirmos sem fronteiras ou limites. Há, no entanto, forças poderosas promovendo limitações da Internet, assim como forças para proteger a abertura. Durante esta sessão gostaríamos de demonstrar como a Internet é usada para propósitos que suportam direitos humanos e liberdade de expressão. Roger Dingledine é líder de projeto do The Tor Project, uma organização sem fins lucrativos dos EUA trabalhando em pesquisa e desenvolvimento sobre anonimidade para organizações tão diferentes quanto a US Navy, a Electronic Frontier Foundation, e a Voice of America. Além de todas as posições que ele assume pelo Tor, Roger organiza conferências acadêmicas sobre anonimidade, dá palestras em uma ampla variedade de conferências da indústria e de hackers, e também apresenta tutoriais sobre anonimidade para organismos policiais nacionais e estrangeiros.

Acesse a rede social para trocar ideias sobre a série: http://tecnologiaeconvivencia.grou.ps

Todos são bem-vindos!