Há alguns anos, o Centro de Informática (CIn) da UFPE, premia seus professores pela publicação de artigos em periódicos internacionais destinados ao público acadêmico. A iniciativa, que antes era apenas uma forma de estimular os docentes a aumentar a quantidade e qualidade de seus artigos, a partir deste ano contará também com uma exposição aberta ao público em geral. O evento está marcado para o dia 29 de maio, das 14h às 18h. A primeira parte do evento será dedicada à premiação propriamente dita e ocorrerá no Anfiteatro do CIn (de 14h às 15h30). A segunda parte será dedicada à exposição dos artigos (de 15h30 às 18h), na Sala de Convivência do CIn; durante a ocasião, os professores autores dos artigos selecionados estarão presentes para explicar mais sobre o tema de seus textos.

Para a realização deste evento, o CIn conta com o patrocínio do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). “O CIn tem uma ligação forte com o C.E.S.A.R, que preza e incentiva bastante a qualidade de pesquisas inovadoras. Como os objetivos da premiação e das instituiçõese estão alinhados, a proposta de Patrocínio foi bem recebida pelo C.E.S.A.R”, explica Augusto Sampaio, professor e Coordenador de Pesquisa e Projetos do CIn. O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. 
 

Para a premiação foram considerados os periódicos internacionais que fazem parte dos níveis A1, A2 e B1, segundo a classificação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “O CIn vai destacar os artigos mais qualificados. Esse resultado é importante para a avaliação da Pós-Graduação, pois a CAPES avalia os cursos com forte priorização desse critério (publicações de qualidade)”, conta Augusto. Ao todo 30 artigos foram selecionados para premiação e, desse total, alguns, de interesse do C.E.S.A.R, serão escolhidos para serem apresentados também na sede da instituição numa outra data. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00