Nesta quarta-feira (29) tem continuidade a série de seminários “Tecnologia, Lei e Sociedade”, desta vez abordando o tema “A Cauda Longa e o Modelo do Gratuito”. O evento é aberto à participação de todos os interessados, inclusive de fora da UFPE, e acontece das 12h às 14h, no Anfiteatro do CIn-UFPE.

A série serve também de provedora de conteúdo às disciplinas "Seminário em Inteligência Artificial" (graduação) e "Tópicos Avançados em Lógica e Sistemas Dedutivos 2" (pós-graduação), ambas com o subtítulo "Tecnologia, Lei e Sociedade".

Da Wikipédia:
"Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.
No mercado do consumo de bens, é comum se encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos. Na Economia Tradicional, os custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre o lucro e o prejuízo.
No caso da Nova Economia, este raciocínio é colocado em xeque, muito particularmente no caso dos produtos digitais. Por exemplo, o custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado apenas por um número mínimo de consumidores.
Apostar na Cauda Longa torna-se economicamente interessante, ao contrário do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares.”

Serão exibidas as palestras:

1. Chris Anderson: Identifying the Long Tail (Youtube, 2006, 9min) (legendado em inglês). Wired editor and author Chris Anderson explains his theory of "The Long Tail", using the music and film industries as examples.

2. HSM Specials: Chris Anderson (ManagementTV) (YouTube, 21/12/2010, 15min, legendado em português)

3. Chris Anderson: Free – The Future of a Radical Price (YouTube, 20/10/2009, 33min) (legendado em inglês)
Chris Anderson, the groundbreaking author of the Long Tail visits the RSA (Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce) to outline a dramatic new change in the way our economy functions.

4. Chris Anderson at Universal Mccann Advertising, NYC- explaining "The Long Tail" (YouTube, 20/08/2012, 9min41seg) (legendado em inglês).

Todos são bem-vindos!