Estimular os alunos a montar uma empresa fictícia e trabalhar em grandes equipes multidisciplinares, dividindo as responsabilidades de uma empresa real. Esta é a proposta da disciplina Projeto de Desenvolvimento, mais conhecida como Projetão, ministrada a alunos de Ciência e Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. A demonstração final dos projetos idealizados durante este semestre acontece no próximo dia 27 de setembro, a partir das 9h e durante todo o dia. Às 17h cada startup apresenta um pitch de 10 minutos no Anfiteatro do CIn-UFPE.

A disciplina, ministrada pelos professores do CIn Geber Ramalho e Cristiano Araújo estimula o espírito empreendedor dos alunos, o que leva muitos dos projetos iniciados no Projetão para fora da sala de aula. Neste semestre, houve a participação massiva dos alunos do curso de Design, graças a parceria com o Professor André Neves, do Departamento de Design da UFPE, além de estudantes de outros cursos da UFPE.

Esta edição do Projetão Demo Day apresentará sete novas startups.  O Carga Certa fornece um sistema de comunicação direta entre caminhoneiros autônomos e transportadoras; o Dr. Plantão visa auxiliar o gerenciamento de plantões médicos através de um sistema próprio e completo. Já o aplicativo eSurg vem para facilitar a troca de informações entre equipes médicas sobre o estado de saúde dos pacientes internados. Na área de educação, o projeto Estudorama traz uma maneira de filtrar resultados de busca, economizando tempo e garantindo a qualidade dos resultados.  O PontuE é um sistema de pontuação online que busca estimular e melhorar o comportamento dos alunos em sala de aula. O projeto Praz auxilia o consumidor a encontrar os melhores preços e o Stig é um serviço para ajudar o usuário a encontrar o melhor bar, pub ou boate na cidade.