O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Sóstenes Lins, lança, a partir do dia 30 de setembro, a exposição “Univs e Casts: Emanações Isométricas-Artístico-Matemáticas da Sétima Dimensão”, no corredor ao lado da Biblioteca do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, sempre das 9h às 21h.

A exposição é fruto de uma pesquisa iniciada em 1979 pelo professor sobre 3-D Universos a partir da descoberta de que eles podem ser codificados via grafos com cores nas arestas, as chamadas Gems. Segundo o professor, “um dos maiores desafios da mente humana é descobrir as possíveis formas dos 3-D universos”.
 
Dez anos depois do início das pesquisas, Lins descobriu que as 3-D faces das formas minimais das Gems podem ser montadas a partir do mergulho isométrico de polígonos regulares, assumindo formas artísticas imprevisíveis, belas e nunca antes vislumbradas. De acordo com um teorema básico da Matemática “nunca será necessário mais de sete dimensões para ‘dobrar’ o espaço”.
 
Univs e Casts são objetos compostos a partir desses polígonos, produzidos em plástico e aço inoxidável, que farão parte da exposição. Eles podem ser pensados como “sombras esteticamente agradáveis" de partes de 3D-universos suficientes para defini-los completamente num todo só realizável na sétima dimensão.  Sóstenes Lins é PhD e Professor Titular do CIn-UFPE. Também é, desde 2001, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00