Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE, Doutor em Matemática Computacional e atual pesquisador da AT&T Labs em Nova York, Lauro Lins recebeu o prêmio de melhor artigo no Information Visualization Conference – INFOVIS pela pesquisa Nanocubes for Real-Time Exploration of Spatiotemporal Datasets.
 
O trabalho, feito em parceria com os pesquisadores Jim Klosowski e Carlos Scheidegger, procura solucionar de forma prática a visualização interativa de complexas tabelas de dados espaço-temporal como, por exemplo, acontece com o Google Maps. “A ideia que queremos é de explorar esses dados, descobrir padrões interessantes e entender melhor os fenômenos por trás deles. Daí a necessidade de construir interfaces de visualização interativa para entendermos melhor os fenômenos”, afirma Lins.
 
A pesquisa é realizada em Open Source, e disponibiliza uma demonstração através do site: http://nanocubes.net/. Mais informações também estão disponíveis em um vídeo produzido pela AT&T Labs.

    

Comentários desativados