Nesta terça-feira (5), o professor Sóstenes Lins inaugura um novo CAST em aço escovado da Exposição “Univs e Casts: Emanações Isométricas-Artístico-Matemáticas da Sétima Dimensão”.  A inauguração contará com a presença do pró-reitor de extensão da UFPE, Edilson Fernandes de Souza, e acontece às 16h na entrada da Biblioteca do CCEN, local da exposição. Na ocasião a escultura será descerrada e as películas de proteção serão removidas. O evento é aberto ao público.
 
A nova peça, denominada Poincaré, foi a primeira a ser esculpida pelo professor nos idos de 1989. O UNIV associado a este CAST induz a célebre "Esfera de Homologia" do matemático Henry Poincaré que o descobriu em 1904 e, com esta descoberta, fundamentou a sua famosa Conjectura. Lins explica que a peça é “um desafio aos matemáticos que atravessou todo o século XX, balizando uma fração substancial da pesquisa matemática do século passado”. Em 1988 o Prof. Sóstenes provou que a "gem" r(24,2), blueprint para o UNIV Poincaré, atua como um imã atraindo qualquer gem induzindo a esfera de Poincaré.
 
O Poincaré atesta, mais uma vez, a conexão entre ciência e arte e será adicionado ao acervo da exposição, que continua em exibição na Biblioteca do CCEN, das 12h30 às 20h30. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00