Imagine um site capaz de permitir ao cidadão a fiscalização de gastos do dinheiro público pelos parlamentares. Essa realidade já é possível no endereço meucongressonacional.com – criado pelo Doutorando em Engenharia de Software do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Kellyton Brito. A ferramenta foi idealizada durante a Maratona Hacker (Hackathon 2013), oferecido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.

O site contém informações sobre valores gastos por deputados e senadores de todos os estados da Federação, além de datas e do destino dos gastos. No portal, o cidadão tem acesso a gráficos e sistemas de buscas de fácil visualização, permitindo mais conhecimento sobre as ações dos parlamentares.

Kellyton Brito é um dos 50 candidatos que desenvolveram trabalhos durante os quatro dias do concurso. Eles têm até o dia 11 de novembro para aperfeiçoar as ferramentas e entregar a versão final. O resultado será divulgado pela Câmara no dia 28. Os três primeiros colocados recebem, cada um, o prêmio de R$ 5mil. A comissão avaliadora é formada por deputados, servidores da Câmara, jornalistas e especialistas na área de Tecnologia da Informação.

Comentários desativados