O que teve início como uma demanda de certificação para o benchmark-TPC terminou se transformando em uma grande parceria que une pesquisa e mercado na área de tecnologia. O convênio entre o Centro de Informática (CIn) da UFPE e a empresa Itautec completa 10 anos de existência. O período foi marcado por uma produção científica de destaque, que gerou diversas publicações e garantiu a participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado em importantes congressos nacionais e internacionais.

A Itautec é uma empresa com 34 anos de atuação no mercado brasileiro de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de automação bancária, automação comercial, e serviços tecnológicos. O gerente do projeto, Fábio Ávila destaca os principais avanços obtidos nos 10 anos de convênio: “Foram feitas oito publicações TPC-C no total, e o sucesso progressivo do projeto motivou a Itautec a trazer novos desafios e novas frentes de ação, envolvendo eventualmente todas as áreas de software da empresa. Nos 10 anos, foram entregues projetos de automação comercial, automação bancária, biometria, capacita planning, tuning e business intelligence”, afirma.

“O apoio do CIn é muito importante para nós por viabilizar projetos estratégicos que incorporam avanços tecnológicos e funcionalidades às nossas soluções, tornando-as mais completas para auxiliar nossos clientes a vencer seus desafios. Convênios como este mostram a importância da proximidade entre o setor privado e os centros acadêmicos que fomentam a inovação no Brasil”, comenta Isabel Cristina Lopes Gerum, gerente executiva de desenvolvimento de software da Itautec.

Neste período, já são vários trabalhos publicados, além do recebimento do Prêmio Excelência em Pessoas e Desenvolvimento (P&D),em 2008. O convênio CIn/Itautec já atuou com Capacity Planning, software para celulares, reconhecimento facial, desempenho de bancos de dados e testes de compatibilidade de hardware para Linux. Atualmente, o projeto se divide em três linhas paralelas: Business Intelligence, Automação Comercial e Biometria.

A escolha do CIn-UFPE para compor a parceria foi de grande importância para o sucesso do projeto nesses dez anos. “O Centro de Informática foi procurado pela Itautec por sua excelência acadêmica e experiência em cooperação com a indústria. Além disso, a Lei de Informática incentiva o investimento na região Nordeste, o que facilitou o contato. Muitos dos resultados do projeto só foram obtidos graças à participação do CIn”, afirma a coordenadora do projeto, Ana Carolina Salgado.

O Professor coordenador de Cooperação e Negócios do CIn e consultor do projeto, Augusto Sampaio, afirma também que o Projeto Itautec representa um argumento importante para trazer novos projetos de P&D para Centro. No momento que investidores potenciais para novos projetos observam projetos conduzidos pelo CIn há mais de 10 anos, ficam bastante impressionados e motivados a firmar novos convênios com o CIn, pela competência e experiência de gerir projetos que se tornam versáteis, se adaptando às necessidades de inovação das empresas investidoras.

COMEMORAÇÃO
– No dia 29 de novembro foi realizado um Café da Manhã no Centro de Informática (CIn) da UFPE  para comemorar os 10 anos do projeto CIn/Itautec. Na ocasião, a coordenadora Ana Carolina Salgado apresentou as conquistas realizadas nos últimos anos. O evento contou com a participação da equipe do Itautec, além da presença do Diretor e do Vice-Diretor do CIn, André Santos e José Augusto Suruagy Monteiro.