O Centro de Informática (CIn) da UFPE foi contemplado com a aprovação no Fundo de Infraestrutura (CT-Infra) da FINEP do Laboratório  Multiusuário de Inovação Tecnológica em Comunicações de Próxima Geração e Eficiência Energética – LICGEE. O laboratório será instalado no Centro de Informática e servirá de suporte a projetos de pesquisa do CIn e do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE.
 
O LIGCGEE irá fornecer uma infraestrutura comum a projetos que necessitem a utilização de equipamentos avançados. O laboratório multiusuário irá beneficiar pesquisas nas áreas de Redes de Comunicação, Engenharia da Computação, Inteligência Artificial, Processamento de Sinais, Sistemas Embarcados, Estatística, entre outras áreas correlatas.
 
De acordo com o professor Divanlison Campelo, que faz parte da parte executora do projeto, o LICGEE será um ambiente propício para a formação de pesquisadores nas áreas acima citadas. Além disso, contribuições e colaborações de pesquisadores de áreas correlatas e complementares serão encorajadas. O LICGEE será coordenado pelo também professor do CIn-UFPE, Paulo Cunha.
Com a implantação do Laboratório, o projeto pretende criar e atender a demanda local em áreas como desenvolvimento de software e hardware para sistemas de computação e comunicação. Além disso, Mecanismos de transferência de conhecimento deverão envolver também a organização e promoção de eventos como minicursos, cursos de especialização, disciplinas de pós-graduação, palestras, visitas de pesquisadores a outros centros de pesquisa, workshops e conferências de âmbito nacional e internacional.

    

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00