Durante a cerimônia no dia 20 de dezembro, o governador de Pernambuco Eduardo Campos nomeou o novo Diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologias do Estado de Pernambuco (Facepe), que sucederá o Professor Alfredo Arnóbio de Souza Gama. O novo diretor é o Professor do CIn-UFPE  Paulo Roberto Freire Cunha. Todo o processo se iniciou por meio de uma consulta à comunidade científica do Estado para a indicação de nomes de pesquisadores. O intuito era de elaborar uma lista tríplice para ser apresentada ao governador.

Dois nomes surgiram desta consulta: Paulo Roberto Freire Cunha e Rinaldo Aparecido Mota. Neste processo, foram convidados a votar pesquisadores integrantes de programas de pós-graduação com conceito CAPES igual ou superior a 4, a fim de manifestar sua preferência por um dos dois candidatos inscritos. Houve manifestação de 377 dos 1.034 possíveis votantes, tendo o Prof. Paulo Cunha recebido 272 indicações e o Prof. Rinaldo Mota, 104. Como, no processo de consulta, não foi indicado um terceiro nome, o Conselho optou, unanimemente, por completar a lista tríplice com o nome do Professor Alfredo Arnóbio de Souza Gama, atual Diretor Científico da Facepe.

O novo diretor científico da Facepe possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE -1974), Mestrado em Ciência da Computação (UFPE – 1977), Doutorado em Ciência da Computação – University of Waterloo, Canadá (1981) e Pós-Doutorado pelo Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA, França 1991).

“Tenho uma grande expectativa em assumir um cargo tão importante numa fundação que acaba de ser presenteada com uma emenda constitucional garantindo um novo percentual mínimo de sua dotação orçamentária”, disse o professor Paulo, referindo-se à emenda promulgada pelo governador que assegura 0,5% 0,5% da receita de impostos estaduais para o orçamento anual da Facepe. “Teremos agora um grande desafio pela frente que é de utilizar esses recursos de maneira que eles continuem servindo à comunidade científica pernambucana, que sejam empregados na formação de recursos humanos e consequentemente na alavancagem do desenvolvimento do Estado. É, também, um cargo de muita responsabilidade pois terei a oportunidade de continuar o trabalho de uma equipe de pesquisadores notáveis que já estiveram à frente desta diretoria como os professores Sergio Rezende, Fittipaldi, Arnobio, e todos que contribuíram para a consolidação da Facepe”, disse o novo diretor científico.

A Diretoria Científica da Facepe coordena os programas técnico-científicos, na formação de recursos humanos, no incentivo e fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Fundação.

Currículo – Paulo Roberto Freire Cunha atualmente é Professor Titular da UFPE. Desde 1992, é Consultor, Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Consultor da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), é membro  da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1982  e Consultor, Assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Na UFPE exerceu os cargos de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, de 1995 a 2003, Vice-Reitor Substituto, de 2010 a 2013 e Diretor do Centro de Informática, de 2005 a 2013. Tem extensa experiência Acadêmica e Científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador, da Presidência da República, em 2008. Desde agosto de 2011 é Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).