O Centro de Informática (CIn) da UFPE, através de sua coordenação de extensão e do grupo de pesquisa Voxar Labs, vai expor, no “Recife: The Playable City”, três tecnologias desenvolvidas pelo grupo. O evento, realizado conjuntamente pelo Porto Digital e pela organização Watershed (Cultural Cinema and Digital Creativity Centre), sediada em Bristol – UK, pretende desenvolver projetos e palestras na tentativa de estreitar a relação entre a população e a cidade, tornando o Recife “brincável”. O lançamento do The Playable City acontece nesta sexta-feira (11), às 19h30, na sede do Porto Mídia, e as exposições seguem diariamente do sábado (12) até o dia 11 de maio, sempre das 15h às 21h.
Duas tecnologias do Voxar Labs ficarão em exposição na galeria do Porto Mídia e uma no Marco da Moda, na Rua da Moeda. No Porto Mídia, as pessoas terão acesso ao “RecifeBristol360”, que permite ver em 360 graus locais do Recife e de Bristol. No mesmo lugar, também será possível ver a tecnologia “Recife em Suas Mãos”, que mostra o Marco Zero virtual com os seus problemas, como carros na faixa de pedestres e lixo nas ruas, e permite o visitante modificar o cenário 3D com as mãos, “corrigindo” os problemas da cidade. No Marco da Moda, a tecnologia “Moda Aumentada” estará exposta. Com ela, é possível provar virtualmente as roupas e acessórios vendidos no local, por estilistas pernambucanos, através do uso de realidade aumentada. 

A ação do CIn/UFPE no evento tem o intuito de ser uma vitrine das tecnologias do centro para as indústrias que estarão visitando as exposições, mostrando o potencial que o centro tem de gerar inovações. A iniciativa está associada à coordenação de extensão do CIn/UFPE, comandada pelo professor Cristiano Araújo, assim como ao Voxar Labs, liderado pela professora Veronica Teichrieb e João Marcelo Xavier Natário Teixeira. A coordenação da ação no Voxar foi realizada por Daniel Queiroz de Freitas, gerente de inovação do grupo, além da equipe composta pelos pesquisadores Lucas Silva Figueiredo e Jorge Eduardo Falcão Lindoso e pelo designer Edvar Vilar Neto. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00