Com o objetivo de apresentar projetos desenvolvidos por alunos da graduação, durante a disciplina Dispositivos Multimídia, e da pós-graduação, em Tópicos avançados em Mídias e Interação, ministradas pela professora Judith Kelner, acontece nesta sexta-feira (6) a Exporobótica. O evento será realizado no hall do Centro de Informática (CIn) da UFPE, das 9h às 12h.

No semestre letivo 2014.2, o tema abordado nas disciplinas foi robótica e sensores, onde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar e validar diferentes métodos de interação, além de pôr em prática os conhecimentos adquiridos através de protótipos.

Alguns projetos que serão expostos na feira:

ArmRobot foi desenvolvido buscando a praticidade de realizar compras de supermercado com o auxílio de um robô.

Knock-Knock proporciona uma nova maneira de destrancar portas. Possibilita abrir a porta de casa utilizando uma batida secreta.

Startracking é um jogo multiplayer de ação com a temática espacial. O jogador utiliza naves de brinquedo reais como controladores (interface tangível). Duas webcams registram a imagem dos jogadores segurando as naves de brinquedo. O posicionamento delas é definido através do reconhecimento de padrões e rastreamento, e reproduzido na tela do jogo.

Ponto Roots se apresenta como alternativa acessível para efetuar o controle de ponto de funcionários domésticos, mantendo a segurança dos dados e digitalizando todo o processo de ponto do funcionário.

A partir da simples utilização de um aplicativo, o CodeColor faz a síntese das soluções evitando o contato e a interação humana com substâncias nocivas à saúde, proporcionando segurança aos envolvidos.

Outros projetos como o robô afinador de instrumentos e um robô controlado por celular, também estarão presentes na exposição.