Os alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE Edmundo Matheus, Yves Bouckaert e Isadora Forte conquistaram o primeiro lugar da trilha que disputaram na Maratona Hacker da Câmara dos Deputados. O evento, que teve sua fase presencial realizada de 24 a 28 de novembro de 2014, em Brasília, trouxe como tema a inclusão de gênero e o combate à violência contra a mulher.
 
Para a Maratona, os alunos desenvolveram o aplicativo DonaMaria, que é uma plataforma web para conscientização acerca da representação feminina no Congresso Nacional e promoção de debate e apoio (que pode ser financeiro ou não) a candidaturas femininas. O aplicativo é um projeto de código livre e aberto, que está amplamente disponível através de um repositório no Github (https://github.com/Bouckaert/donamaria).
 
O resultado do hackathon foi levado a público através do blog do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados (http://blog.labhackercd.net/2014/12/18/resultado-do-hackathon-de-genero-e-cidadania/), responsável pela organização da maratona. O prêmio dos vencedores terá forma de viagem de cunho educativo à capital dos Estados Unidos, em que serão apresentados às iniciativas de inclusão digital do Banco Mundial.
 
Essa é a segunda edição consecutiva em que alunos do CIn/UFPE se destacam. Em 2013, o doutorando Kellyton Brito também conquistou o primeiro lugar com o Meu Congresso Nacional (http://www.meucongressonacional.com/).

    

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00