Para levar as ideias empreendedoras dos jovens estudantes até o mercado, o Centro de Informática (CIn) da UFPE e o SoftexRecife firmaram uma nova parceria. As instituições realizam, no próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 8h, o primeiro UFPE/SoftexRecife Startup Demo Day. Trata-se de um evento em que os estudantes dos departamentos de Informática, Design e Psicologia participantes da disciplina “Projetão” apresentarão as soluções criadas por eles a um público de empresários e especialistas de mercado.
 
Durante todo o dia, serão realizadas atividades no auditório do Porto Digital, no Bairro do Recife. Haverá mostra de soluções, Pitchs, palestras com André Ferraz (ex-aluno da disciplina e atual CEO da In Loco Media) e Vitor Andrade (ex-aluno da UFPE e atual gerente de operações do programa Startup Brasil). Além disso, o evento contará com uma mesa redonda sobre a aproximação entre a academia e o mercado como ponte para o desenvolvimento do empreendedorismo de impacto. A iniciativa reunirá cerca de 60 alunos prestes a se formar e que passaram os últimos seis meses desenvolvendo seus projetos.
 
“Se a ideia gerada pelos alunos vai dar certo ou não é o que menos importa. O que realmente conta aqui é a experiências que esses estudantes vão ter passando pelas diversas fases de criação de um produto, inclusive com um forte trabalho em equipe. Apesar disso, a parceria com o SoftexRecife é um esforço a mais para tentarmos fazer essas ideias pularem os muros da universidade”, explica o professor do CIn/UFPE Cristiano Araújo, responsável pela disciplina “Projetão”.
 
“Muitas ideias gestadas na universidade acabam morrendo, antes de chegar ao mercado. O Demo Day é uma oportunidade de transformar essas iniciativas em inovação, de concretizar as boas ideias no mundo nos negócios. Queremos dar mais um passo para aproximar a academia e o mercado, pois sabemos que esse é o melhor caminho para o setor de TI”, afirma o diretor Executivo do SoftexRecife, Eduardo Paiva.
 
Além das atividades expositivas, o SoftexRecife convidará empreendedores e especialistas da área para opinar e escolher qual o melhor projeto apresentado durante o evento. “A melhor solução receberá o UFPE/SoftexRecife Startup Demo Day. Quem definirá o vencedor são os empresários – associados ao Softex e um júri convidado. Eles vão julgar não com base em critérios acadêmicos, mas de acordo com os conceitos trabalhados no mercado de TI”, concluiu Paiva. O evento é aberto ao público e tem inscrições gratuitas através do www.recife.softex.br/startupdemoday.
 
Os projetos que serão exibidos no 1º UFPE/SoftexRecife Startup Demo Day serão: o Newcomers, o Infila, o Artcase, o Cycleview e o Conte.
 
Sobre os palestrantes:
 
André Ferraz – CEO e fundador da In Loco Media, empresa fundada no Projetão do Cin/UFPE. Em 4 anos, a empresa recebeu investimento dos grupos Buscapé e Naspers e hoje é a maior empresa de publicidade mobile do Brasil e pioneira no mundo no uso de localização indoor para publicidade. Atende mais de 50 grandes clientes, como P&G, Unilever, Samsung e Renault.
 
Vitor Andrade – Foi Coordenador de Incubação no Porto Digital, atuando na implantação e gestão das incubadoras CAIS do Porto (reconhecida em 2013 pela ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores como a melhor incubadora de desenvolvimento local e setorial do Brasil) e Portomídia. Atualmente é gerente de Operações do Programa Start-Up Brasil, programa nacional de aceleração de startups de software, hardware e serviços de TI.
 
João Falcão – É advogado (OAB/PE), bacharel em Direito pela PUC-Rio, mestre (LL.M.) pela Harvard Law School e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV. Atua como diretor Jurídico da Neemu S/A Tecnologias para E-commerce. Fundador do Eusocio.com website para investimento online em Startups. João é mentor do CESAR.Labs e parceiro do CIn/UFPE. Foi diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital e secretário de Cultura, Ciência e Tecnologia de Olinda-PE. Também foi membro do Conselho da Fundação Mamíferos Aquáticos, na proteção ao Peixe-Boi.
 
Ismar Kauffman – Diretor Geral da Informa Software, é mestre em Ciência da Computação pela UFPE. Publicou artigos em livros e eventos na Holanda, México e Brasil. Atuou como consultor do Ministério da Saúde, assessor da coordenação nacional do ProTeM-CC (CNPq) e programador na K&S, no Recife. Foi gerente fundador, presidente do Conselho e é sócio benemérito do C.E.S.A.R. Também atuou como diretor adjunto e presidente do Conselho do SoftexRecife e, desde 1998, participou de diversas diretorias da Assespro/PE.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
UFPE/SoftexRecife Startup Demo Day
 
08:30 Café da Manhã e Credenciamento
09:15 Abertura
10:00 Case: André Ferraz CEO & Founder – In Loco Media Do projetão a empreendedor de sucesso
11:00 Showcase de projetos
 
Intervalo para ALMOÇO
 
13:30 Showcase de projetos
14:30 Palestra: Vitor Andrade – Gerente de Operações – Start up Brasil – Como transformar sua ideia em negócio?
15:30 Coffee Break
16:00 Pitchs- Projetos 2015
18:00 Mesa Redonda: E agora, como tornar-me um empreendedor e como o ecossistema pode ajudar?
19:00 Cerimônia de entrega do prêmio UFPE/SOFTEXRECIFE Start-up Demo Day
 
Serviço
 
DATA: 27 de fevereiro de 2015
LOCAL: Auditório do Porto Digital (Cais do Apolo, 222 – Recife Antigo)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: www.recife.softex.br/startupdemoday 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00