O ex-aluno de doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE Eduardo Almeida é o novo diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Desde 2011, Eduardo é membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fapesb, nas áreas de Computação e Engenharia, tendo sido nomeado Vice-Coordenador em 2014.
Ele é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Salvador, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003), doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), (com período sanduiche na University of Mannheim), e Pós Doutor pelo Virginia Tech (2008).

Eduardo Santana de Almeida possui uma extensa trajetória na área de TI, tendo sido coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), durante o período de 2012 a 2014, e chefe do Departamento de Ciência da Computação em 2014. Atualmente, Eduardo é professor Adjunto III da UFBA, membro da Sociedade Brasileira de Computação, do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Engenharia de Software (INES) e membro sênior do IEEE e ACM.