O aluno do sétimo período do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE Leonardo Andrade tem motivos de sobra para comemorar. Após fazer um estágio na Microsoft, na cidade americana de Seattle, o estudante acaba de ser contratado pela gigante da tecnologia.

Tudo começou com o recrutamento periódico que a Microsoft realiza entre os alunos do CIn/UFPE, no qual Leonardo teve a oportunidade de entregar seu currículo. Na ocasião, ele não tinha nenhuma experiência profissional, apenas projetos acadêmicos, um bom coeficiente escolar e a participação na Maratona e no PET. O processo inteiro, desde a primeira fase (no Recife) até a final, durou cerca de 2 meses. Após 12 semanas de estágio, do início de dezembro de 2014 até o final de fevereiro de 2015, o estudante recebeu a notícia que seria contratado pela empresa assim que finalizasse a graduação.

Leonardo fala que ter participado da Maratona de Programação, como um dos representantes do CIn/UFPE foi algo decisivo para que ele alcançasse a contratação, pois a competição fez com que ele treinasse incansavelmente sua habilidade de resolver rapidamente problemas, já que cada erro custa tempo durante a maratona. “Grande parte do processo de entrevistas envolve testar sua habilidade de raciocínio e de programação, e nisto elas não diferem muito do que o pessoal da maratona de programação faz”, comenta Leonardo, referindo-se ao processo de seleção da Microsoft.