Em meio às comemorações pelos 40 anos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, que teve seu início com a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, em 1974, foi defendida a 250ª tese de Doutorado do Programa.

Orientado pela professora Kátia Silva Guimarães, o aluno Rogério dos Santos Rosa defendeu seu trabalho, intitulado “Associating Genotype Sequence Properties to Haplotype Inference Errors”, nesta quinta-feira, 12 de março, às 13h, no Auditório do CIn. A banca será composta pelos professores Sílvio Melo, Renata Maria Cardoso Rodrigues e George Darminton, do CIn-UFPE; Ana Maria Benki-Iseppon, do departamento de Genética da UFPE, Alberto Martín Rivera Dávila, da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e Leandro Chaves Rêgo, do Departamento de Estatística da UFPE.

De acordo com Rogério, o interesse pela pesquisa em Biologia Computacional surgiu da possiblidade de contribuir para a melhoria da vida das pessoas. “Com a bioinformática, podemos entender como se desenvolvem certas doenças genéticas e criar tratamentos para pessoas que sofrem destes males. Para mim é uma honra participar desta pesquisa, juntamente com a professora Katia”, afirma o aluno.

Para a professora Kátia Guimarães, é grande a satisfação em orientar a tese de número 250 do CIn, que já alcançou excelência nacionalmente. “Mais do que números, buscamos a qualidade da produção, direcionando sempre o nosso trabalho segundo os critérios da comunidade científica internacional e publicando em veículos de qualidade e de impacto, de forma que os resultados das nossas pesquisas possam ter visibilidade e reconhecimento dentro e fora do Brasil”, conclui a docente.