Os robôs estão totalmente inseridos no dia a dia das empresas, das indústrias e até mesmo da educação. A robótica, ciência que estuda a construção de robôs, envolve várias disciplinas, como engenharia, eletrônica, física, computação, entre outras. À primeira vista, construir um autômato pode parecer algo extremamente difícil e complicado, mas uma oficina de robótica promete desvendar todos esses mistérios.
 
O evento será realizado dentro da programação oficial do 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015), realizado pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE e marcado para acontecer entre os dias 20 e 23 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. O tema do encontro será “A internet de tudo, toda observada”, e vai centrar seus esforços na internet das coisas.
 
A 1ª Oficina de Robótica do CESAR vai acontecer nos dias 20 e 21. As inscrições custam R$ 50,00 (para associados SBC) e R$ 70,00 (para não associados).
 
A Oficina fornecerá o material necessário para o desenvolvimento de robôs por 10 equipes, cada uma composta por cinco alunos. Cada grupo será responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de robô seguindo a metodologia de ensino proposta, porém explorando todo o potencial criativo dos participantes em itens como design, tecnologia utilizada e conhecimento dos equipamentos empregados na construção do autômato.
 
Os protótipos serão exibidos no domingo (26/07), em sessão de demonstração aberta, no ambiente da 4ª Campus Party Recife. O evento acontece entre os dias 23 e 26, no mesmo local do CSBC 2015.
 
“Nosso objetivo é fazer com que os participantes coloquem a mão na massa e desmistifiquem ideias pré-concebidas sobre a robótica, além de contribuir para o desenvolvimento da internet das coisas e sua atuação na sociedade”, explica o coordenador da oficina, César França.
 
“Vamos mostrar que é possível desenvolver robôs que possam ser construídos em benefício da sociedade e que possam ser utilizados no dia a dia das pessoas”, diz França, que também é pesquisador do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).
 
Futuro – O CESAR pretende reunir diversas ações de robótica e internet das coisas em torno de um selo denominado Robothink. Inicialmente, serão realizados eventos nas localidades em que a instituição possui filiais. Já estão confirmados eventos em Curitiba e Sorocaba (datas a definir).
 

A equipe de robótica do CESAR também confirma presença na RoboCup 2015, de 17 a 23 de julho, em Hefei, China. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00