O Laboratório de Dados Abertos Brasil, parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi vencedor da terceira edição do concurso Hacker Cidadão na categoria Diário Oficial. O grupo formado por Cristovam Segundo, Angélica Lopes e Bruno Marques foi liderado pelo doutorando do Centro de Informática (CIn- UFPE) Kellyton Brito.

O grupo venceu o concurso com o projeto Meu Diário Oficial.  A ideia é de um aplicativo criado para dispositivos móveis onde o cidadão pode ter acesso às publicações diárias, realizar pesquisas por palavra-chave e cadastrar filtros. Dessa forma, sempre que o termo cadastrado estiver presente no Diário Oficial, o usuário poderá receber alertas no celular.

Este ano, o Hacker Cidadão teve como novidade o conceito de Living Labs aplicado à cidade do Recife. O objetivo do Living Lab é gerar soluções para problemas vivenciados pelos cidadãos e assim melhorar a qualidade de vida urbana. Os participantes do concurso tiveram que desenvolver um aplicativo inovador dentro dos projetos Mãe Coruja, Diário Oficial, Recife Bom de Bola, Meio Ambiente, Recife Acessível e Recife Conte Comigo.

Como parte da premiação, os vencedores de todas as categorias receberão uma mentoria especializada com a equipe de análise de investimentos do Células Empreendedoras. Além disso, os grupos também irão contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife para transformar o projeto em negócio.