O concurso Hacker Cidadão, promovido pela Prefeitura do Recife e pela Emprel durante a 4ª Campus Party Recife, premiou diversos estudantes do Centro de Informática (CIn-UFPE). Os alunos venceram nas categorias Diário Oficial, Recife Bom de Bola e Recife Acessível criando aplicativos para dispositivos móveis.

O Laboratório de Dados Abertos Brasil, parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi vencedor na categoria Diário Oficial. O grupo formado por Cristovam Segundo, Angélica Lopes e Bruno Marques foi liderado pelo doutorando do Centro de Informática (CIn- UFPE) Kellyton Brito.

O grupo venceu o concurso com o projeto Meu Diário Oficial.  A ideia é de um aplicativo onde o cidadão pode ter acesso às publicações diárias, realizar pesquisas por palavra-chave e cadastrar filtros. Dessa forma, sempre que o termo cadastrado estiver presente no Diário Oficial, o usuário poderá receber alertas no celular.

O mestrando em Ciências da Computação Adriel Café foi o vencedor na categoria RECIFE Bom de Bola. A ideia do aplicativo desenvolvido por Adriel é disponibilizar informações importantes do projeto para os que participam ou estão interessados em jogar. Pelo app é possível acessar a agenda de jogos, tabela de classificação, visualizar os campos e a lista de jogadores. Além disso, o aplicativo tem a vantagem de funcionar off-line.

Já o estudante Victor Vernilli ganhou na categoria Recife Acessível com o projeto Recife Consciente.  O objetivo do aplicativo é reportar os problemas de acessibilidade na cidade. Nele, cada pessoa pode mostrar onde acontecem as maiores dificuldades, como buracos nas calçadas ou carros estacionados irregularmente. Além disso, é possível reportar aos órgãos responsáveis sobre os problemas. No aplicativo, também poderão ser mostrados pontos de acessibilidade na cidade, como rampas de acesso ou semáforos com sinal sonoro.

Os vencedores de cada categoria receberão uma mentoria especializada com a equipe de análise de investimentos do Células Empreendedoras. Além disso, os grupos também irão contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife para transformar o projeto em negócio.