A Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro, em Foz do Iguaçu, premiou três equipes formadas por alunos do Centro de Informática (CIn-UFPE). Os trabalhos foram supervisionados pela professora do centro Edna Barros.

A disputa possui duas classes de projetos, Galileo e Altera, e duas equipes do CIn-UFPE tiveram a melhor colocação em ambas as classes. Na categoria Galileo, o grupo formado por Maria Luiza Rodrigues, Isabela Rangel e Thais Melo ficou em primeiro lugar com o projeto DiBarro – Sistema de automação de cisternas. Já na categoria Altera, a equipe dosalunos Djeefther Albuquerque, Guilherme Caminha e João Gabriel Silva também alcançou o primeiro lugar com o projeto AmpliEdu: uma abordagem hardware/software utilizando Visão Computacional para uma maior interatividade em aulas e apresentações com projetores.

A competição ainda premiou o melhor trabalho em que a equipe seja formada apenas por mulheres. Nessa última categoria, as estudantes Camila Kamei, Vanessa Ogg e Erika Albuquerque levaram o prêmio de melhor grupo feminino de engenharia com o trabalho QualisFruit2: Um Sistema de Monitoração do Nível de Amadurecimento de Goiabas do tipoPsidium Guayava.

Além deles, outros alunos do centro também participaram da competição com projetos inovadores. Os projetos foram o Jatobá: Sistema de auxílio na locomoção de deficientes visuais em ambientes urbanos e HandySystem: Sistema Wearable para Controle de Equipamentos Eletrônicos; também orientados pela professora Edna Barros; Monitoring and Assistive System for Alzheimers Pacients, orientado pelo professor Cristiano Araújo; e TalkBus, orientado pelo professor Adriano Sarmento.

Ao todo, a competição teve 142 projetos inscritos, dos quais 60 avançaram para a fase de desenvolvimento e receberam as placas para desenvolvimento dos projetos. Na etapa final, participaram 33 projetos. Nessa fase, os alunos tiveram que fazer uma apresentação do projeto em inglês para um juri composto por professores e representantes da Intel e também tiveram que apresentar e explicar os projetos em funcionamento.