O Centro de Informática (CIn-UFPE) realizará, no dia 19 deste mês, das 9h às 12h, a oficina do sistema de patentes, SysPat. O treinamento será realizado no grad2 e orientado por Manoel Eusébio,Professor do CIn, e Paulo Vieira, da Arrowplan, que auxiliarão cada participante dentro dos campos lógicos da ferramenta. Cada inventor terá acesso ao SysPat através de uma estação trabalho e, ao final da oficina, cada um poderá gerar seu pedido de patente em um dos formatos disponíveis na ferramenta (INPI ou EPO). Professores, pesquisadores, alunos (graduação e pós-graduação) e servidores técnico-administrativos poderão participar do treinamento. O formulário de inscrição está disponível no link https://goo.gl/xGcFyw e há 25 vagas disponíveis.

Durante a oficina, será utilizada a versão Trial do SysPat. O sistema permite não só a escrita das patentes, mas também a consulta a banco de patentes que auxiliam o inventor quanto a originalidade de seu projeto. Isso permite que as ideias possam ser protegidas antes de publicadas, assegurando que as ideias possam ser valorizadas, e que não se perca tempo e recursos desenvolvendo soluções que já foram patenteadas por outras pessoas, na maioria dos casos de outros países.

Para o professor do CIn-UFPE e coordenador do SysPat, Manoel Eusébio, o treinamento do sistema de patentes no CIn-UFPE permitirá que o Centro gere incentivo individual para pesquisadores e alunos. “Soluções patenteadas têm mais chance de entrar no mercado e, com esse treinamento, asseguramos que o CIn desempenhe de fato o seu papel de transferir conhecimento para a sociedade, recompensando os inventores com participação nos royalties, pelo esforço de inovação”, explica Manoel. O SysPat é um produto concebido e patenteado pela empresa Arrowplan e sua implementação é feita em parceria com o CIn-UFPE, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Círculo do Coração.

O SysPat

O SysPat℠ é um sistema voltado para o desenvolvimento de patentes, que tem como foco a valorização e a transformação das ideias em propriedades intelectuais. A patente é um tipo de propriedade intelectual que pode ser usada como a base de uma indústria e para promover o bem-estar social. Podem ser disponibilizadas livremente para projetos sociais, ao mesmo tempo que podem recompensar o inventor no caso de sua utilização com fins lucrativos.

O sistema já está disponível em duas versões, português e inglês, e cada usuário pode usar a ferramenta na forma de Trial por 15 dias. Durante este período, os pedidos de patente saem com uma marca d’água, que desaparece quando o usuário adquira uma das licenças disponíveis. O SysPat surgiu para assegurar ao inventor o acesso ao processo de proteção e valorização de propriedades intelectuais, em especial as patentes, no Brasil e no mundo.