O Centro de Informática (CIn) da UFPE comemora mais uma conquista importante em competições internacionais. Nos dia 17 e 18 de novembro, em Barcelona, na Espanha, o aluno de mestrado Herbert Diniz e o professor Kiev Gama representaram o grupo de pesquisa de Engenharia de Software para Cidades Inteligentes. Na ocasião, eles venceram em terceiro lugar com o aplicativo Bike Cidadão, na SCAH Competion, na categoria FIWARE Online. A disputa ocorreu durante o Smart City Expo, um dos maiores eventos do mundo na área de Cidades Inteligentes.

O Bike Cidadão é um aplicativo móvel para ciclistas. Os usuários podem reportar problemas em um mapa – como acidente, trânsito intenso, assalto – de forma colaborativa. À medida em que o ciclista for se locomovendo na cidade, o App emitirá um alerta de voz ao se aproximar de algum local onde algo já foi reportado.

A ferramenta foi desenvolvida a partir do FIWARE, um dos critérios para participação no concurso. Essa tecnologia consiste em uma plataforma de software criada pela União Europeia para desenvolver e integrar soluções para cidades inteligentes, contabilizando investimentos de mais de 80 milhões de euros.

O projeto de pesquisa também faz parte do INES (Instituto Nacional de Engenharia de Software) e é financiado pela FACEPE e coordenado pelo professor Paulo Borba. A equipe contou ainda com o apoio do professor Leopoldo Teixeira, e a participação dos alunos de graduação Jonas Araújo, Daniel Maida, Matheus Feliciano e do aluno de mestrado Emanoel Carlos, todos do CIn-UFPE.

Já foi desenvolvida uma versão beta do projeto, mas a equipe já está trabalhando em um novo formato, com mais funcionalidades. Quem quiser ajudar, basta responder ao questionário no link https://goo.gl/lg3FEc. O download da versão atual do Bike Cidadão pode ser feito em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufpe.cin.contexto.bikecidadao.