O Centro de Informática (CIn-UFPE), em parceria com a Motorola, abre inscrições para a 18ª turma do Curso Sequencial de Formação Complementar. As inscrições começam dia 03 de dezembro e encerram no dia 03 de janeiro de 2016 através no link. Alunos concluintes (último ano do curso) ou graduados nos cursos de nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins, das universidades de todo Brasil reconhecidas pelo MEC, poderão participar do processo seletivo. Os 30 alunos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.930 para dedicação exclusiva ao curso. O edital está disponível em http://goo.gl/vcKCQh.

O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. O foco de atuação desta turma será o planejamento, projeto e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares. O programa segue o modelo de Residência em Software, ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo MCT/SEPIN/PBQP-SW.

O programa oferece capacitação na área de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. Os alunos concluintes do curso receberão um certificado emitido pela UFPE. O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. O conhecimento adquirido será vivenciado, paralelamente, em laboratório, através de atividades de estágio.

A seleção ocorrerá em duas fases. A primeira vai fazer uma pré-seleção de até 50 alunos entre os inscritos com base na análise curricular e histórico escolar. A lista com os pré-selecionados estará disponível no dia 06 de janeiro de 2016. Na segunda fase, os candidatos serão convidados a comparecer às instalações do CIn/Convênio Motorola, no dia 11 de janeiro de 2016, ocasião em que serão apresentados, em detalhes, o formato e o funcionamento do curso e do estágio. Após as apresentações será aplicada uma prova sobre conceitos de programação básica, incluindo conhecimentos em declaração de variáveis, atribuições, if-then-else, laços (while) e manipulação de vetores (arrays) de uma dimensão. Em seguida farão duas redações, sendo uma em português e outra em inglês. Por fim, serão submetidos à uma avaliação psicológica.

O resultado final será divulgado no dia 14 de janeiro de 2016. As listas com os pré-selecionados e o resultado final serão divulgadas no site e na página oficial do CIn. Para o esclarecimento de eventuais dúvidas basta enviar e-mail para imersao@cin.ufpe.br ou ligar para (81) 3134-5900. Detalhes adicionais sobre o curso são apresentados a seguir.

Treinamento teórico e prático dos Alunos
Durante o curso, os conceitos básicos e avançados na área de Engenharia de Software (com ênfase em testes) serão apresentados em sala de aula e vivenciados, paralelamente, em laboratório, através da atividade de estágio. As aulas serão ministradas em apenas um dos turnos, com o outro turno sendo dedicado ao estágio. Fora do período de aulas, os alunos ficarão dedicados integralmente (8h diárias) ao estágio.

O modelo do curso foi inspirado no programa de Residência Médica, onde alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) no hospital. Analogamente, neste programa de Residência em Software, os alunos terão a formação teórica com professores do CIn-UFPE e desempenharão as atividades práticas em ambiente real de testes, construído em parceria com a Motorola Mobility. Portanto, uma postura profissional (cumprimento de horário, produtividade e qualidade do trabalho realizado) será exigida durante todo o período de realização do curso.

Monografia de Conclusão
Como resultado concreto da disciplina final do curso (Trabalho de Conclusão de Curso), cada aluno deve produzir uma monografia (escrita em Inglês) que apresente uma visão crítica e que, de alguma forma, contribua com o processo, ambiente ou ferramentas de testes, vivenciados durante o período de estágio. A elaboração da monografia terá a orientação acadêmica de um professor do CIn-UFPE (que auxiliará também no processo de revisão da monografia em Inglês) e acompanhamento de um gerente (líder) de projeto.

Avaliação
Os alunos serão avaliados em cada disciplina através de um exame, onde a nota obtida deverá ser maior ou igual a 7 (sete). O estágio prático será também acompanhado pelos líderes de projetos, que medirão o desempenho do aluno durante o andamento do curso, atribuindo notas parciais (com periodicidade semanal ou quinzenal) e, ao final, a média para todo o período de estágio. A aprovação no curso também está condicionada à obtenção de média igual ou superior a 7 no estágio. Todos os alunos deverão participar de um workshop, onde apresentarão suas monografias de conclusão de curso. A nota da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso será atribuída por uma banca composta pelo orientador, outro professor do CIn-UFPE e um líder de projeto, durante o workshop. Esta nota, como as demais, também deve ser igual ou superior a 7 para que o aluno seja aprovado no curso.Qualquer reprovação ou desistência do aluno de cursar disciplinas ou o estágio implicará na exclusão do mesmo do Curso Sequencial. Ou seja, disciplinas não serão repostas.

Relação das Disciplinas
1) Fundamentos de Processos de Desenvolvimento de Software
2) Qualidade de Software
3) Planejamento e Gerenciamento de Projetos