O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe a visita, amanhã (01), do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Leonardo Murta. Na ocasião o professor apresenta um seminário, entitulado “Pesquisas em manutenção e Evolução de Software na UFF”, ás 14h30, no anfiteatro do CIn. 
 
A apresentação trará algumas das pesquisas relacionadas a manutenção e evolução de software que estão sendo realizadas na UFF. As pesquisas orbitam ao redor do conceito de versionamento, seja analisando os dados armazenados em sistemas de controle de versão, seja propondo ferramentas de apoio para esses sistemas, ou capturando e visualizando os dados produzidos em tempo de execução. 
Entre os temas abordados estão merge de software e de pull requests, análise exploratória de repositória de diff/merge de imagem, vídeo e XML. Serão apresentadas também pesquisas relacionadas a coleta de dados em tempo de execução sobre scripts e jogos para viabilizar a compreensão dos resultados obtidos. 
 
Leonardo Gresta Paulino Murta é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminenss (UFF). É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq desde 2009 e Jovem Cientista da FAPERJ desde 2012. Já publicou mais de 150 artigos em periódicos e congressos, tendo ganho diversos prêmios, dentre eles o ACM SigSoft Distinguished Paper Award, no ASE 2006, e o prêmio de melhor artigo do SBES nas edições de 2009 e 2014. Ele foi membro do comitê de programa do ICSE 2014, coordenador do comitê de programa do SBES 2015 e editor associado do JBCS desde 2013, dentre outros. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Seus principais campos de atuação são Gerência de Configuração, Evolução de Software, Arquitetura de Software e Proveniência.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00