Com informações do CESAR

Desenvolvido pela equipe do Centro de Informática (CIn) UFPE/Voxar Labs  em parceria com o CESAR e o Robôlivre, o robô i-Zak prepara suas malas para mais uma viagem. A equipe acaba de ser classificada para participar da Competição Mundial de Robótica – a RoboCup 2016, que será realizada entre os dias 30 de junho a 4 de julho, na cidade de Leipzig, na Alemanha. O i-Zak, atual bi-campeão latino-americano, irá competir na categoria @Home.

 
Nos últimos anos, pesquisadores desenvolvem robôs que podem ser utilizados para desempenhar atividades como auxiliares domésticos. Na competição, os robôs precisam cumprir tarefas dentro de um ambiente caseiro, demonstrando comportamento inteligente e destreza ao reconhecer objetos.
 
O i-Zak é capaz de navegar de forma autônoma; reconhecer a voz e conversar com um ser humano; reconhecer objetos; verificar alguns sinais vitais, como temperatura e batimento cardíaco; e até identificar se uma pessoa está feliz ou triste. O bi-campeão tem um corpo cilíndrico e sem arestas, com um desenho orgânico, além de um sistema de reconhecimento de voz avançado.
 
O evento mundial promove competições em diferentes categorias, como a RoboCup Júnior, o futebol de robôs, além das etapas mais focadas para o mercado, como a @Work e a @Home, na qual a equipe pernambucana irá participar.
 
Veja mais informações sobre a RoboCup 2015 na página oficial do evento: http://www.robocup2016.org/.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00