Os alunos do Centro de Informática (CIn) UFPE Marcelo Iury, Glória de Fátima e Lairson Emanuel tiveram seu artigo “Enabling a Unified View of Open Data Catalogs” classificado como Best Student Paper na Internacional Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS) 2016. A pesquisa foi realizada através do grupo DASS (Dados, Semântica e Serviços) e parcialmente financiada pela FACEPE, pelo projeto “Melhores Práticas e Ferramentas para o Desenvolvimento do Ecossistema de Dados Abertos da Cidade de Recife”. O trabalho teve orientação de Bernadette Farias Lóscio e Ana Carolina Salgado, professoras do CIn.

O estudo trata da proposição de uma solução, chamada portal DataCollector, que permite a catalogação, avaliação e descoberta de dados disponíveis em portais de dados abertos. A solução proposta no artigo provê um ponto único de acesso para conjuntos de dados abertos publicados em múltiplos e heterogêneos portais. “Esse trabalho contribui para o melhor aproveitamente do potencial oferecido pelos dados abertos e para o desenvolvimento de ferramentas de processamento automático de dados”, explicou Marcelo Iury.

A validação e confirmação de viabilidade do DataCollector foi realizada através do desenvolvimento de um web site chamado “Dados Abertos Brasil”, nele são catalogados dados oriundos de 14 portais de dados abertos brasileiros, o que abrange 29 mil datasets.

ICEIS – A submissão do trabalho foi realizada em outubro de 2015, e o resultado de aceitação ficou disponível em fevereiro deste ano. A seleção dos trabalhos para o título de Best Paper leva em consideração fatores diversos como pontuação recebida no processo de revisão e qualidade da apresentação e inovação. No processo de avaliação realizado pelo ICEIS, para que um artigo consiga o título de Best paper Student é preciso receber boas avaliações nos critérios de classificação e que o autor seja aluno de doutorado ou mestrado.