A disciplina Projeto de Empreendedorismo, dos professores Cristiano Araújo e Geber Ramalho, do Centro de Informática, promove nesta segunda-feira (11) mais uma edição do “Projetão”, apresentação pública dos projetos desenvolvidos pelos alunos da cadeira ao longo do semestre. O evento acontece na Jump Brasil a partir das 9h e segue até às 12h30.

Empreendedores, investidores, estudantes e profissionais interessados estão convidados a participar do evento e conferir os projetos dos alunos, que irão apresentar protótipos de startups, softwares, hardwares e serviços. A entrada é liberada.

Os projetos que serão apresentados neste Demoday são:

Biciflow – A Biciflow desenvolveu uma solução para tornar mais seguro utilizar a bicicleta como meio de transporte nas cidades. A solução permite aos ciclistas formarem dinamicamente grupos que seguem uma mesma rota e também sinalizarem em conjunto para os motoristas, criando um efeito cardume que inibe comportamentos perigosos dos motoristas.

linben – A doação de sangue literalmente salva vidas, mas o número de doadores é muito abaixo do potencial de doação. A linben visa tornar a doação de sangue uma experiência de engajamento, onde o doador faz parte de uma comunidade e é um membro ativo. Assim, foi desenvolvido um aplicativo e um chaveiro inteligente que identifica os doadores e dá acesso a totens em locais que apoiam a causa de doação de sangue, que fornecem Wi-Fi gratuito e contam as estórias de quem precisa de uma doação .

Avia – Os idosos estão cada vez mais tendo uma vida independente. Apesar disso, ainda existem riscos à sua saúde tais como quedas, que são inerentes à idade. A Avia criou uma solução simples e discreta que identifica situações de quedas e que permite ao idoso notificar rapidamente um responsável, preservando assim a independência e privacidade que os idosos tanto desejam.

TamaBin – A consciência ambiental é algo que se constrói ao longo da vida. Quanto mais cedo a criança aprende sobre o tema, maior a chance de ser um adulto consciente e ativo na preservação ambiental. O TamaBin é uma lixeira interativa voltada para o público infantil que interage de forma divertida com quem a "alimenta" com lixo. Fazendo com que a criança aprenda e se divirta ao mesmo tempo.

Bolo de Rolo – Dirigir é uma das experiências mais excitantes para várias pessoas. Porém, para os deficientes visuais, mesmo jogos ou simuladores de direção estão fora do alcance. A Bolo de Rolo desenvolveu um jogo que traz a experiência de dirigir ao alcance do deficiente visual. Em um cenário apocalíptico onde os dias se tornaram uma noite infinita, os deficientes visuais devem dirigir um veículo pela ruínas de uma cidade arrasada.

Easymed – Os famosos ímãs de geladeira que estão presentes em tantos lares ganham uma versão hi-tech. A Easymed desenvolveu um imã inteligente que permite realizar pedidos em poucos cliques, com muita praticidade.