O Núcleo de Pesquisas em "Tecnologia, Lei e Sociedade" do CIn-UFPE promove, no próximo dia 28 de setembro, o debate "A Reconfiguração do Jornalismo Investigativo e a Influência do Hacktivismo, do Movimento Cypherpunks, e do Wikileaks. O encontro será no Auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife Antigo, das 16h às 19h.

O evento, moderado pelo professor do CIn-UFPE Ruy Queiroz , contará com a presença dos convidados: Carolina Dantas de Figueiredo, professora do departamento de Comunicação da UFPE; Rogério Christofoletti, professor de Jornalismo da UFSC e Luiz Carlos Pinto professor do departamento de Jornalismo da UNICAP e Coletivo de Jornalismo Independente Marco Zero Conteúdo.
As inscrições e outras informações estão disponíveis aqui.
Mais informações na página do evento no facebook.
Conheça os debatedores:

Rogério Christofoletti (UFSC)
Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Roigério é autor de três livros e organizador de mais oito publicações, além de dezenas de artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais sobre Ética Jornalística, Crítica de Mídia, Novas Tecnologias e Educação. Como pesquisador, ele já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011), editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (2009-2015) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (2012-2014). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. Pesquisador do CNPq.

Luiz Carlos Pinto (UNICAP)
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado por essa mesma Instituição de Ensino. Realiza pesquisas sobre sociologias da técnica, apropriação tecnológica e tecnologias livres. Luiz tem interesse em sociologia da comunicação, web ativismo, modernidade e pós-modernidade, reflexividade, pedagogia e, de forma geral, nos cruzamentos entre cultura, arte, tecnologia e política. Atualmente é professor do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É também um dos integrantes do coletivo Marco Zero Conteúdo (www.marcozero.org).

Carolina Dantas de Figueiredo (UFPE)
Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Carolina fez toda a sua formação acadêmica também na UFPE. Ela também é formada em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e atualmente realiza pesquisas em cartografias digitais, narrativas e ciberativismo.

Ruy Queiroz (CIn-UFPE)
Graduado em  Engenharia Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE), Ruy fez mestrado em Informática pela Universidade Federal de Pernambuco e PhD pelo Imperial Coll, Universidade de London. Atualmente é professor titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Editor-in-Chief do Logic Journal of the IGPL (Oxford Univ Press), Associate Editor do JCSS (Elsevier). De 2006 a 2008, Ruy foi membro eleito do Council da Association for Symbolic Logic. Criou em 1994 (e mantém desde então) a série internacional WoLLIC de encontros científicos em lógica (nível "B" segundo o CORE 2014). Em 2006, ele foi premiado com uma cátedra de "Edward Larocque Tinker Visiting Professor" – Dept Philosophy, Stanford Univ, por indicação de Solomon Feferman e Grigori Mints. Integrou o "advisory group" do "Nominating Committee" para o "Rolf Schock Prize in Logic and Philosophy for 2017" concedido pela Royal Swedish Academy of Sciences, tal qual ocorreu em 2008, 2011 e 2014. Ruy também integrou o comitê científico do "E.W. Beth Dissertation Prize" de 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, sobretudo em temas relacionados com a teoria da prova, teoria da computação, lógica matemática, teoria de modelos, e fundamentos da segurança computacional.