Na semana de 12 a 15 de outubro, o grupo de pesquisa iNnovative Educational eXperience in Technology (NEXT) do CIn-UFPE participou do Frontiers in Education, principal conferência com foco em inovações educacionais em Engenharia e Computação. Este ano, foram 400 trabalhos apresentados no FIE, com a participação de educadores e educandos do mundo todo. É a quarta edição que o grupo de pesquisa participa, divulgando os resultados do trabalho que vem realizando no Centro. Nesta edição, o evento ocorreu na cidade de Erie, nos Estados Unidos.

O NEXT participou da edição de 2016 com três trabalhos. O primeiro sobre um Framework PBL para o ensino de Computação, que envolve vários dos resultados do NEXT; o segundo, sobre um canvas para apoiar o professor a planejar sua aula em PBL, chamado PBL-Tutor e; finalmente, um Sistema de Gestão da Aprendizagem para apoiar a implementação da metodologia xPBL, o PBLMaestro. Além dos artigos apresentados, a docente do CIn-UFPE Simone Santos destacou também que o evento proporciona oportunidades de contatos com várias pessoas com a mesma preocupação do NEXT: transformar a educação em Computação para melhor. “Tive a oportunidade de participar de um workshop em Problem-Based Learning, comprovando que nossos desafios são os mesmos dos educadores sejam dos Estados Unidos, sejam do Japão, mas que já temos alguns resultados que podem nos ajudar com eles”, comenta a professora.

Esta é quarta vez que o grupo NEXT está participando do FIE (desde 2013). Na primeira, o grupo apresentou quatro artigos, que foram os primeiros resultados do grupo de pesquisa já envolvendo alunos do Centro, com resultados que são utilizados pelo grupo até hoje, como o PBL-Test (um modelo para avaliar a maturidade do método PBL – Problem Based Learning –  em um curso). Em 2014, foi apresentado um artigo com a proposta de uma metodologia PBL para o ensino de Computação, chamada xPBL. Em 2015, essa metodologia foi abordada na disciplina de Gestão de Projetos no curso de SI.

Artigos apresentados pelo NEXT no Frontiers in Education 2016:

1.     A Framework for Applying Problem-Based Learning to Computing Education, por Ariane Rodrigues (doutoranda em CC, entrada 2014) e Simone Santos;
2.     PBL Maestro: A Virtual Learning Environment for the Implementation of Problem-Based Learning Approach in Computing Education, por Felipe Soares (Doutorando em CC, entrada 2014) e Simone Santos;
3.     PBL Tutor Canvas: a Tool based on Backward Design to Plan PBL in Computing Education, por Tiago Vidal (mestre do MProf em 2015), Simone Santos e Rosângela Carvalho (Doutoranda em CC).

Mais sobre o evento: http://fie2016.org/