Durante os dias 1 a 4 de novembro, em João Pessoa, cinco equipes do Centro de Informática da UFPE participaram da final da Competição Intel de Sistemas Embarcados, atuando com destaque entre os 51 grupos participantes e conquistando dois títulos e duas menções honrosas. As equipes foram coordenadas pela professora do Centro Edna Barros.

A equipe HydroSys, formada pelos estudantes de Engenharia da Computação Andréa Duque, Larissa Lages e Rodolfo Andrade, conquistou o título de Melhor Equipe de Graduação, pelo desenvolvimento de um Sistema para Detecção de Perdas de Água. Já o título de Melhor Equipe Feminina foi destinado à AuTecla: An Adaptive Keyboard for Children with Autism, formada por Gabriela Alves, Laís Bandeira e Júlia Feitosa.

As equipes EccoBin: Smart System for Manhole Cleaning and Management, formada por Ladson Gomes, Mariana Barros e Thiago Silva, e a SpotPark – Sistema para Gerenciamento de Estacionamentos, com os integrantes Lucas Cavalcanti, Renato Souza e Roberto Fernandes, conquistaram Menção Honrosa na competição. A equipe desenvolvedora do Riversense, Douglas Vasconcelos, Lucas Amorim e Gilberto Junior, completa o time do CIn-UFPE no evento, com a apresentação de um sistema para previsão de enchentes.

As cinco equipes foram selecionadas em uma fase local da competição, realizada no CIn-UFPE, onde se destacaram entre as 16 equipes participantes. Em todo o Brasil, a Competição Intel de Sistema Embarcados recebeu mais de 200 submissões de alunos de graduação e pós-graduação que desenvolvam sistemas computacionais embarcados no Brasil. Para participar, os projetos devem aplicar Internet of Things (IoT) envolvendo simplificação de processos, redução de custos, análise em tempo real ou monitoramento remoto. Os grupos da competição são avaliados a partir de um relatório e de apresentações do projeto durante o evento, e as premiações incluem tablets com tecnologia Intel e viagens para conhecer a sede da empresa, nos Estados Unidos.