Em meio ao intenso fluxo de atividades no cotidiano das grandes cidades, alguns aplicativos podem ser boas ferramentas para quem corre contra o tempo. Duas iniciativas desenvolvidas no CIn-UFPE para a Competição Intel de Sistemas Embarcados, o SpotPark e o Fast Market, apresentam alternativas atrativas para tornar o dia a dia mais ágil e prático.

O SpotPark é um sistema que visa informar ao usuário onde se pode encontrar a vaga de estacionamento disponível mais próxima de seu destino, antes mesmo do usuário entrar em seu carro. Através de um módulo de sensor, construído pela equipe, e posicionado estrategicamente nas ruas, produz-se informação suficiente para informar sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento que se adequem ao veículo do usuário, assim evitando a perda de tempo procurando uma vaga, que aumenta a velocidade média dos carros na rua, gerando fluidez no trânsito. Os desenvolvedores do SpotPark foram os estudantes Lucas Cavalcanti, Renato Sousa e Roberto Fernandes. A equipe conquistou menção honrosa com o projeto na fase final da Competição Intel de Sistemas Embarcados, realizada em novembro, em João Pessoa.

Nos supermercados, a alternativa para um gasto menor de tempo é o Fast Market, uma plataforma de compras composta por um carrinho inteligente e um aplicativo. Com o sistema integrado, o carro de compras é identificado pela leitura de código QR no aplicativo, os produtos são registrados por um leitor de código de barras do próprio carrinho e, ao final das compras, os produtos são debitados por um cartão previamente cadastrado no aplicativo. O programa traz uma experiência rápida e simplificada, garantindo uma melhor qualidade de serviço para o usuário e maior custo-benefício para os clientes, os supermercados. Segundo a equipe, composta pelos estudantes José Nilton Lima Júnior, Mateus Gonçalves e Vinicius Bezerra, as filas constantes trazem a necessidade do supermercado se reinventar para resolver esse problema.

Projetos serão apresentados na II CIn Innovation Expo

O SpotPark e o Fast Market são um dos 14 projetos da Competição Intel de Sistemas Embarcados que serão apresentados na II CIn Innovation Expo. A mostra também contará com a apresentação da disciplina de Projetão (Projeto Co-Desenvolvimento Hardware-Software). A II CIn Innovation Expo será realizada no dia 2 de dezembro, das 9h às 17h, no quarto andar do Bloco E do Centro de Informática da UFPE.