Nesse dia 8 de março o grupo de pesquisa da UFPE SABER Tecnologias Educacionais e Sociais iniciou a série de vídeos “Quer Saber” no Youtube, inaugurando o programa entrevistando a professora do CIn-UFPE e pesquisadora do SABER Patrícia Tedesco. A série tem como objetivo divulgar as ações que têm sido realizadas pelo grupo de pesquisa, e nesse primeiro episódio, apresenta o Octopus, produto que utiliza inteligência artificial para estimular a colaboração em ambientes de aprendizagem.

De forma didática, o programa introduz o conceito de ambientes de aprendizagem, que possibilitam uma série de ferramentas para auxiliar a interação entre os estudantes e professores. E foi para ampliar essas possibilidades de experiência dos usuários que o Octopus foi pensado. A professora Patrícia Tedesco, uma das idealizadoras do projeto, apresenta no episódio algumas aplicações do Octopus, como a ferramenta de filtragem de conteúdo que otimiza o processo de aprendizagem. Também podem ser conferidas nesse episódio a usabilidade do produto e as expectativas para o futuro dos ambientes de aprendizagem.

O primeiro episódio do programa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=LyUKTeGVDBM