O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Carlos Ferraz é novo pesquisador-visitante do ITEP com bolsa da FACEPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. O professor irá desenvolver sua pesquisa na área de Engenharia e Operação de Redes de Comunicação através do Projeto Institucional Pesquisador Visitante, que tem duração de um ano.

O trabalho do professor Carlos Ferraz tem como objeto a Gerência de redes sensíveis a contexto. O projeto tem como gestora a pesquisadora do ITEP Zuleika Tenório. O trabalho visa a utilização da “Computação Sensível a Contexto” na gerência de redes de computadores, objetivando um gerenciamento mais simples e produtivo. Além disso, também se espera do projeto um desenvolvimento de conhecimento na área de computação ubíqua, a realização de experimentos e de articulações com agências de fomento.

O Projeto Institucional Pesquisador Visitante da FACEPE tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa institucionais e de desenvolvimento tecnológico por pesquisadores em universidades de Pernambuco, fortalecendo as instituições de pesquisa e inovação do estado. Foram concedidas 14 bolsas de pesquisador visitante (BPV), sendo 4 (quatro) para a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, 5 (cinco) para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e 5 (cinco) para o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).