Com objetivo de auxiliar pesquisadores e profissionais da área a entenderem como planejar avaliações de desempenho de redes, o professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Stênio Fernandes dedicou-se por quase um ano ao livro Performance Evaluation for Network Services, Systems and Protocols, obra lançada pela editora Springer USA/NY.

Em sua experiência como revisor e editor em periódicos internacionais na área de redes de computadores, Stênio Fernandes percebeu um certo padrão nos casos de rejeição dos artigos. “Muitos artigos traziam ideias, propostas de arquiteturas, sistemas, algoritmos e protocolos muito promissores. Mas boa parte deles era rejeitada por falta de validação concreta e de maneira apropriada. Ou seja, por uma má avaliação de desempenho, tanto em seu projeto quanto em sua execução”, explicou Stênio. Este fator, somado à lacuna na literatura científica e em referências da área para lecionar cadeiras na graduação e pós-graduação, resultou na idealização do Performance Evaluation for Network Services, Systems and Protocols.

A elaboração do livro começou em 2016 e é fruto das suas experiências em pesquisas científicas realizadas no últimos 15 anos no CIn-UFPE – desde a época de aluno de doutorado, depois pesquisador e finalmente como docente.

O resultado disso é um livro que contém um equilíbrio entre os aspectos teóricos e melhores práticas para os desafios atuais de avaliação de desempenho de redes em cenários avançados. Seu conteúdo inclui exemplos concretos nos aspectos de experimentação, simulação e modelagem analítica, com forte suporte da literatura científica. A fundamentação teórica também auxilia no entendimento de soluções para problemas de desempenho comuns em redes. O livro examina tópicos avançados, tais como métodos e técnicas para medição em redes, análise de tráfego, topologias da internet e virtualização de redes e serviços. Tem capítulos e seções dedicadas à aplicação de métodos estatísticos e computacionais em redes, modelagem de tráfego e projeto de experimentos.

Sobre a importância que esse lançamento tem para o CIn-UFPE, o professor Stênio comenta do potencial que a publicação tem de chegar em diversos países: “O livro trará bastante visibilidade internacional ao CIn devido à rede de distribuição da Springer. Apesar da editora de contato ter sido a Springer USA/NY, a editora tem filiais em todos os continentes. Haverá divulgação da obra nas universidades e centros de pesquisa nos diversos países onde a Springer tem escritório”.

O livro Performance Evaluation for Network Services, Systems and Protocols foi lançado pela editora Springer e já tem link para compra no seu site oficial. Opcionalmente, os interessados podem adquiri-lo pela Amazon. A obra tem como público-alvo alunos de pós-graduação com temas de pesquisa na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e profissionais da área, que podem utilizar em suas atividades de projeto, implantação e gerenciamento de redes e serviços. Alunos de graduação em Ciência e Engenharia da Computação com boa fundamentação na área também têm condições de acompanhar o conteúdo do livro sem dificuldades.