No próximo dia 24 de maio, as finais da maratona de programação ACM ICPC serão transmitidas ao vivo no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE. A partir das 11h, haverá transmissão das imagens da competição direto de Rapid City, Estados Unidos, reunindo a torcida pelo time 0xE, equipe do CIn-UFPE finalista da maratona. O evento se encerra às 17h.

Composto pelos estudantes Mário Henrique da Silva, Lucas Lima e Duhan Caraciolo, o time 0xE conquistou o primeiro lugar na etapa nacional da competição, seguindo para as finais da maratona. A equipe foi orientada pela coach Katia Guimarães, professora do CIn-UFPE, e pelo co-coach Gustavo Stor, ex-aluno do Centro.

O resultado final da maratona só será divulgado no momento da premiação, que acontece após a conclusão da competição. Durante a última hora da maratona, o placar das equipes fica em um estado chamado frozen, ou seja, as posições dos times não mudam.

A ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC) é a maior competição de programação do mundo. O desafio promove a criatividade, trabalho em equipe e inovação na criação de novos programas para software. Os competidores devem resolver um conjunto de problemas envolvendo álgebra, combinatória, geometria e otimização, que devem ser elaborados na linguagem C, C++, JAVA. Os times, formados por 3 competidores, são pontuados de acordo com o tempo e o número de problemas resolvidos.