O time do Centro de Informática (CIn) da UFPE 0xE foi destaque brasileiro nas finais da ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), realizada na última semana nos Estados Unidos. A equipe conquistou a maior pontuação dentre os seis times do Brasil na competição. O 0xE é composto por Lucas Lima, Duhan Caraciolo e Mário Henrique da Silva, e foi orientado pela coach Katia Guimarães e pelo co-coach Gustavo Stor.

Segundo Katia, essa foi uma edição com um nível técnico bastante complexo, mas que o time do Centro conseguiu ter um excelente desempenho. “Na prova de ontem, tivemos somente 12 problemas, o que já anunciava de antemão que eles seriam muito difíceis. Esse prognóstico foi confirmado pelo fato dos campeões mundiais não resolverem mais do que 10 problemas”, comentou Katia.

O time 0xE conseguiu resolver quatro problemas corretamente. Mais dois problemas foram submetidos, mas não passaram em todos os testes. O resultado proporcionou ao 0xE a 56º posição no ranking mundial. Na América Latina, o título ficou com a equipe da Universidad de La Habana, Cuba.

O desempenho dos estudantes na competição traz grande visibilidade tanto para o time quanto para o CIn-UFPE. Os maratonistas tem grandes chances de obter estágios e contratos de trabalho em empresas de tecnologia com reconhecimento mundial, como a Google, Facebook e Microsoft.

Sobre a competição – A prova é composta de problemas envolvendo álgebra, combinatória, geometria e otimização, que devem ser resolvidos na linguagem C, C++, JAVA. As equipes dispõem de um computador e cinco horas para resolver os problemas. A pontuação é feita considerando dois critérios: número de problemas resolvidos e o tempo de resolução.

Além da competição em si, a maratona traz uma oportunidade de interação entre estudantes de diversas universidades do mundo. Os maratonistas participam, durante os seis dias de evento, de palestras, simpósios e outras atividades com as outras equipes. As finais mundiais da ACM ICPC foram realizadas de 20 a 25 de maio na cidade de Rapid City.