O Centro de Informática (CIn) da UFPE está recebendo durante cinco meses a visita do aluno Waldemar Voos, do curso de Informática da Universidade de Dortmund. O estudante desenvolve pesquisas na área de Redes Automotivas no Centro, sob a orientação do professor do CIn-UFPE Divanilson Campelo. A visita teve início em maio e finaliza em setembro. As pesquisas serão a base para seu trabalho final da graduação, que será defendido na Alemanha.

Para o professor orientador do estudante, há importantes ganhos com essa troca, tanto para o aluno quanto para o Centro: “A visita de estudantes estrangeiros aumenta a visibilidade internacional das pesquisas que desenvolvemos no CIn-UFPE e fortalece a internacionalização do centro. Para o estudante, é uma oportunidade de se aperfeiçoar na área de Redes Automotivas em um dos principais centros acadêmicos do país e vivenciar uma nova cultura”, comentou Divanilson.

O estudante trabalhará com uma plataforma de comunicação baseada em Ethernet para sistemas críticos automotivos, a qual faz uso de algoritmos de criptografia para assegurar a segurança da informação. Esta plataforma foi desenvolvida por Edilson Augusto Silva Junior, doutorando do CIn-UFPE também orientado pelo professor Divanilson. Waldemar expandirá a plataforma para permitir sua utilização por diversos subsistemas de forma simultânea através da sincronização de dispositivos.

O CIn-UFPE já recebeu outros visitantes internacionais para realização de pesquisas na instituição. Em 2016, a aluna de mestrado alemã Larissa Triess, da Universidade de Stuttgart, também participou de uma experiência de cinco meses no Centro. Larissa trabalhou com algoritmos para direção autônoma de veículos em conjunto com o professor Divanilson Campelo e a professora Veronica Teichrieb.