Neste sábado, 3 de junho, a aluna de Pós-graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE Tancicleide Gomes irá ministrar o curso Computação Criativa para Educadores. O objetivo da formação é estimular o pensamento computacional de professores utilizando o Scratch, uma linguagem baseada em gráficos, de fácil utilização para quem não tem experiência com programação. O evento será realizado na ABA Global Education em Boa Viagem, das 8h30 às 12h30.

Na formação, Tancicleide irá trabalhar com a ideia de pensamento computacional, que combina pensamento crítico e fundamentos da computação com o objetivo de resolver problemas. Dessa forma, é possível estabelecer diálogos entre as ciências da computação com outras áreas, como design, comunicação e educação. Essa troca possibilita o surgimento de jogos, aplicativos, plataformas web, projetos de dispositivos conectados e diversos outros recursos que podem ser utilizados em espaços de aprendizagem.

Tancicleide Gomes é mestranda em Ciência da Computação no CIn-UFPE, professora de Informática para crianças e tem experiência na concepção e uso de jogos educacionais.

O curso de Computação Criativa para Educadores faz parte do programa de formação criativa para professores Prof-Lab. Dois professores do CIn-UFPE, Giordano Ribeiro e Alex Sandro Gomes também são formadores desta edição do programa. O Prof-Lab é promovido pelo Estúdio Abble de Aprendizagem, pela Pipa Comunicação e pela ABA Global Education, e já formou mais de 500 docentes de diferentes cidades e áreas de atuação em quatro edições realizadas.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00