Abordando a temática da comunicação em redes celulares, o artigo produzido pelo professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Paulo Gonçalves e pela aluna de doutorado Nívia Quental foi um dos cinco artigos agraciados com o título de “Melhor Artigo” na última Conferência Internacional de Redes (ICN). O evento, realizado este ano em Veneza, na Itália, é organizado por e para pesquisadores e parceiros industriais interessados na área.

Para Nivia, primeira autora do artigo, a premiação na conferência significou um importante reconhecimento por parte da comunidade internacional pelo trabalho desenvolvido na Pós-graduação do Centro. “É, de fato, gratificante para nós e nos estimula a continuar na busca pela melhoria em propostas e resultados nesta área de conhecimento”, comentou a doutoranda.

O docente Paulo Gonçalves concorda com a importância da premiação como elemento motivador para os alunos, e adiciona ainda que, além de reforçar a competência e qualidade de formação de Nívia, o prêmio “contribui para a visibilidade internacional do CIn como centro de excelência”, destacou o docente.

O artigo, intitulado “CI-PMIPv6: An Approach for Inter-domain Network-based Mobility Management”, apresenta uma forma original de se lidar, em dispositivos móveis, com a migração de chamadas de uma rede para outra rede localizada em um novo domínio – o handover interdomínio. O usuário do dispositivo móvel, a depender da aplicação, tem menor chance de perceber qualquer descontinuidade de comunicação durante a migração, o que contribui para uma percepção de melhor qualidade dos serviços prestados pela rede.